quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012
0 comentários

Alemanha Subterrânea parte 1

03:38


I – O início 

 


Há muito tempo outras pessoas já tem discutido sobre o assunto de sociedades que crescem (ou cresceram) no subsolo, se desenvolveram, e de um dia para o outro, simplesmente sumiram. Bem, isso poderia e aplicar a esta história, mas o fato é que esta ainda permanece, e certamente continuará por um bom tempo.

Júlio Verne no livro Viagem ao Centro da Terra é possível se perceber isso. Na história, o mundo abaixo do nosso guarda segredos como gigantescos lagos subterrâneos, túneis que levam a diversos lugares, e até mesmo animais e plantas que hoje em dia estão extintos. Em 20.000 Léguas Submarinas também se percebe o gosto do autor pelo inexplorado.

No filme A Máquina do Tempo (remake de 2002, baseado no romance homônimo de H. G. Wells), depois que o jovem cientista Alexander vê sua noiva ser assassinada, passa a trabalhar numa máquina para impedir que isso acontecesse, daí o nome do filme. Mas em determinado momento da história, ele vai para um futuro distante e encontra duas sociedades distintas ocupando o globo: os Eloi e os Morlock. Esta segunda sociedade que nos interessa, já que era a que habitava o subterrâneo. No geral eram todos humanos (eloi e morlock), mas por uma série de fatores, eles foram se abrigar debaixo da terra, fazendo com que adquirissem nova estrutura corporal com o passar dos séculos. Eles também eram divididos em castas (para mais informações, assista ao filme).

Claro, estas todas foram obras fantasiosas, e, embora possam ter tido algum pingo de realidade para inspirá-las, não contam a verdade.

Mas a que vou narrar é... tanto que as autoridades pouco falam a respeito. Na verdade não falam nada na tentativa de esconder este fato, mas por sorte, de tempos em tempos, informações vazam por fontes que, por questões de segurança não posso revelar.

A data de criação dos primeiros projetos é ainda questionável, mas acredita-se que tenha se iniciado por volta dos séculos XVIII e XIX, com Napoleão.

Documentos encontrados já no final do século XIX, início do XX, indicam que a ideia de uma sociedade subterrânea já era planejada por Napoleão, uma vez que, com todo o seu desejo de dominação e ao mesmo tempo um raciocínio incrível, percebeu que não seria possível estabelecer seu reino aos olhos de outros grandes imperadores, sujeito a ataques, saques, e também a cair sob a pressão de outros povos. Tendo isso em mente, logo percebeu que seu império deveria ser abaixo dos olhos das pessoas... literalmente abaixo.

Projetos arquitetônicos e administrativos foram encontrados, espalhados por alguns dos lugares que Napoleão passou, mas infelizmente hoje não estão mais acessíveis (na verdade boa parte dos papéis originais não foram encontrados, sendo assim substituídos por modelos de outras épocas), alguns foram simplesmente destruídos, outros guardados por conterem técnicas e procedimentos aos quais nossa sociedade não está pronta para usar.

...



Mas quem está guardando estas informações? Onde estão sendo guardadas? E talvez acima de todas as outras questões: por quê? Estas e outras perguntas serão respondidas em breve nos próximos posts... mas ao mesmo tempo, novas surgirão... Não perca!


// Face comments
 
Alternar Rodapé
Topo